Como diminuir o turnover da minha empresa
img

Como treinamentos corporativos podem diminuir o turnover de funcionários

04 Outubro 2019 | Prof. Dr. Gil Eduardo Guimarães

Tempo de Leitura: 5 minutos

As oportunidades de treinamento para funcionários acrescentam benefícios tanto para a empresa quanto para o funcionário. O tipo de treinamento depende do setor e da experiência anterior de seus funcionários. Saiba como um programa de treinamento para novas contratações e oportunidades de treinamento contínuo criam um programa equilibrado para qualquer empresa, diminuído de maneira significativa o turnover dentro de sua organização.

Dicas para treinamento em organizações de alta rotatividade
Trazer novas pessoas a bordo pode levar muito tempo, dinheiro e energia. Depois de passar pelos processos de recrutamento, contratação e integração, a última coisa que você deseja é que seu novo funcionário saia antes dos primeiros 12 meses. No entanto, para certas indústrias, essa alta rotatividade de pessoal é uma realidade.

Para empresas de setores de alta rotatividade, como varejo, hotelaria, finanças e tecnologia, existe o risco de se tornar uma porta giratória de funcionários. Quando isso acontece, significa que sua empresa está constantemente usando recursos para contratar e treinar novos funcionários, quando esses recursos valiosos poderiam ter sido direcionados para outros lugares. Além disso, quando as pessoas saem, os funcionários restantes precisam juntar as peças, além de usar seu tempo para entrevistar e treinar novos contratados. Isso não é do interesse de seus clientes e pode afetar seriamente o crescimento e o potencial de sua empresa. Há muitas interrupções nos setores de alta rotatividade, pois a equipe precisa constantemente se ajustar e se reajustar à nova dinâmica da equipe e aos processos de trabalho.

Então, como os gerentes e empregadores podem abordar o treinamento em indústrias de alta rotatividade? Vale a pena investir em treinamento e desenvolvimento de funcionários nessas indústrias?

A resposta é sim. 100% sim! Porque com o treinamento para funcionários certo, você pode reduzir drasticamente a taxa de rotatividade de pessoal e ajudar sua empresa a ter sucesso - mesmo em setores de alta rotatividade.

Contrate as pessoas certas para sua organização
Verifique se você está contratando as pessoas certas. Ao investir mais tempo em seu processo de contratação para encontrar as pessoas certas, você reduz a rotatividade de funcionários e economiza dinheiro em mais recrutamento, integração e treinamento. Encontre uma boa opção para a cultura corporativa.

Encontrar o ajuste certo não se resume tanto a currículos impressionantes quanto a uma experiência de cinco estrelas. Trata-se de reservar um tempo para encontrar funcionários que compartilhem os mesmos valores fundamentais da cultura organizacional do seu local de trabalho - funcionários que estejam dispostos e aptos a apoiar a missão, a visão e os objetivos da sua organização. Como dissemos antes, "cada nova pessoa que você traz para a empresa tem o potencial de contribuir positiva ou negativamente para a sua cultura organizacional". Isso deve estar na vanguarda de sua mente ao entrevistar e contratar uma nova equipe.

Investir seus recursos na busca de funcionários que se encaixem corretamente é exatamente isso - um investimento. E valerá a pena a longo prazo. A contratação de pessoas erradas, que saem nos primeiros meses, resultará em uma taxa de rotatividade de pessoal mais alta para sua empresa.

Retenção de funcionários em organizações de alta rotatividade
Agora é importante manter esses funcionários da melhor maneira possível. A retenção de funcionários é a melhor maneira de reduzir os custos futuros de contratação e organização de treinamentos. Mas como garantir que você retenha bons membros da equipe nos setores de alta rotatividade?

As empresas de tecnologia, em particular, são conhecidas por oferecer vantagens como mesas de pingue-pongue e escritórios legais em plano aberto. Por quê? Porque essas empresas sabem que estão operando em um setor supercompetitivo e de alta rotatividade, em que precisam oferecer aos candidatos um bom acordo para garantir os melhores talentos.

Mas há algo muito mais importante do que quaisquer vantagens ou extras, que o ajudarão a manter seus funcionários. Você precisa oferecer aos funcionários um ambiente de trabalho e cultura fortes, positivos e solidários. Um que promova liderança e colaboração. Estabelecer esse tipo de cultura da empresa é sua melhor aposta em reter funcionários em setores de alta rotatividade.

Fornecer feedback também é muito importante quando se trata de ajudar a reter funcionários. Frequentemente, o feedback é negligenciado nos setores de alta rotatividade, mas a equipe precisa saber onde eles estão e como eles estão rastreando se eles querem crescer e se desenvolver em suas carreiras. O feedback, mesmo as críticas construtivas, ajuda as pessoas a se sentirem mais confiantes (e seguras) em seus trabalhos. Em um ambiente positivo e aberto, os funcionários serão mais produtivos, criativos e inovadores - e muito menos propensos a sair.

Invista no treinamento e desenvolvimento de funcionários
As empresas podem diminuir significativamente a taxa de rotatividade de pessoal investindo no treinamento certo para sua equipe. As pessoas deixam seus empregos principalmente por um motivo - porque encontraram uma oferta melhor. A melhor maneira de impedir que isso aconteça é mostrar que você está investindo no desenvolvimento profissional de seus funcionários. Quando uma empresa gasta tempo, dinheiro e esforço no desenvolvimento do conjunto de habilidades de uma pessoa, é um reconhecimento de que o funcionário é valioso. Esse sentimento de ser valorizado fará muito mais para incutir lealdade em sua equipe do que qualquer outra coisa. Observe o seu programa de treinamento de funcionários - ele oferece oportunidades de desenvolvimento e crescimento para sua equipe? A maioria das pessoas quer progredir e alcançar ao longo de sua carreira. Quando eles não têm para onde entrar na empresa ou sentem que não são valorizados, é provável que procurem outras oportunidades.

Mesmo se você estiver em um setor tradicionalmente de alta rotatividade, deixe claro para a equipe que está investindo no desenvolvimento a longo prazo e comprometido com o treinamento contínuo. Mostre a eles que existe o potencial de mobilidade ascendente dentro da empresa. Pense em estabelecer um programa de orientação dentro da sua organização.

Investir em capacitação de funcionários é realmente uma situação em que todos saem ganhando, tanto para os funcionários quanto para a empresa. Com treinamento eficaz, seus funcionários mostrarão maior produtividade e lucros, além de maior satisfação no trabalho. Ao fornecer treinamento atualizado do setor, seus funcionários também terão acesso a novas habilidades e informações, que podem trazer de volta à sua empresa. Uma empresa que eles escolhem para crescer e se desenvolver!

Pensando na grande importância da capacitação de funcionários dentro das organizações, nossas soluções tecnológicas oferecem uma plataforma de treinamentos corporativos. Oferecemos o LMS, ou seja, a gestão, a Autoria de Conteúdo e o Ambiente virtual de aprendizagem, todo numa única plataforma. O Toolzz possibilita que conteúdos de cursos que contenham recursos multimídia como aulas em formatos de vídeo, áudio, PDF, artigos e Slides, deixando o aprendizado mais dinâmico e facilitando a assimilação de conteúdos, assim, engajando os profissionais. É uma boa solução para empresas que querem escalar seus treinamentos e reduzir os custos, sem ter que enviar um profissional para ministrar cursos em outras cidades por exemplo. Como os treinamentos são online, os colaboradores da empresa podem consumir os conteúdos de maneira remota. Os cursos também podem servir de material de apoio para cursos presenciais. Todo o material fica armazenado no Toolzz Cloud e por isso são seguros e protegidos, mantendo a exclusividade do conteúdo para os colaboradores da empresa em questão. Todos os cursos da empresa ficam disponíveis num catálogo único, facilitando diversos processos, como o onboarding de um novo colaborador na empresa, por exemplo. Com os treinamentos corporativos você promove a discussão, colaboração e entrosamento entre os funcionários, dessa forma, diminuindo a rotatividade e tendo melhores resultados na empresa.

Experimente o Toolzz gratuitamente